BRASIL: do Oiapoque ao Chuí Norte: Natureza e cultura no seio da floresta Nordeste: História, arte e natureza Centro-Oeste: Espetáculos da natureza e da arquitetura Sudeste: Mata, serra, praia e arranha-céus Sul: Adorável mistura de Europa e Brasil Roteiros: Integrados & Economia da Experiência Roteiros: Indutores do Desenvolvimento

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Economia da Experiência - Petrópolis: O Império

"Petrópolis - " cidade de Pedro " - leva a nobreza no próprio nome. Também conhecida como Cidade Imperial, foi nela que o imperador D. Pedro II construiu seu Palácio de Verão, disposto a passar ali alguns meses do ano. À época, nobres e intelectuais subiam a serra para estar junto ao monarca. Daí construirem em Petrópolis seus palácios e mansões.
Hoje, os visitantes podem apreciar o rico conjunto arquitetônico do século XIX, que emoldura as avenidas arborizadas e floridas do centro histórico. Seus principais atrativos são o testemunho dos períodos do Segundo Reinado e da República: Museu Imperial, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Casa da Ipiranga e Palácio Rio Negro, entre outros.
A cultura da cidade recebeu influência também de imigrantes alemães, italianos, portugueses, franceses e árabes. Daí a gastronomia diversificada e de qualidade, além de manifestações culturais que encantam os visitantes, como os corais, as bandas e os grupos de dança folclórica.
Fora do centro de Petrópolis, o ambiente natural e a gastronomia dos distritos de Itaipava e arredores. Ali, merecem atenção especial o Vale dos Gourmets (restaurantes com gastronomia de alto nível), hotéis, pousadas, shopping centers, a cerâmica de renome e as áreas de produção rural e ecoturismo."

"PRINCIPAIS ATRATIVOS RELEVANTES DE CADA ROTEIRO
  • artesanato, compras, igrejas, casario, fauna, bares, culinária e passeios
O QUE VOCÊ NÃO DEVE DEIXAR DE VER
  • Museu Casa de Santos Dumont. O chalé do tipo francês, construído em 1918, fica no antigo Morro do Encanto. Daí o apelido de "A Encantada". Desenhada e planejada por Alberto Santos Dumont, o inventor do avião, com ajuda do engenheiro Eduardo Pederneiras, a casa servia de residência de verão. A sala misturava biblioteca e escritório. No pavimento inferior ficavam a oficina e o laboratório, e no superior o banheiro e o quarto de dormir. No terraço, sob cobertura de folhas de flandres, ficava o observatório onde Dumont mirava os astros. Não há cozinha. As refeições do inventor vinham do Palace Hotel.
ITINERÁRIO BÁSICO
  • Petrópolis: Rua Teresa (compras), Palácio de Cristal, Museu Casa de Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Avenida Koeller (Casa da Princesa Isabel, Palácio Koeller, Solar do Império etc). Palácio Rio Negro, Palácio Quitandinha, Museu Casa do Colono, Museu Imperial, Casa do Ipiranga, Mayworm (produção artesanal de vinhos e licores por descendentes de alemães), Fazenda da Samambaia.
  • Itaipava: Ateliês de artistas, feira de artesanato, Hortomercado Municipal, Cerâmica Luiz Salvador, Vale dos Gourmets, Sítio do Moinho (horta orgânica e produção de pães e loja de produtos orgânicos)."
Fonte: Roteiros do Brasil - ed. 2009. Mais informações nos sites: www.turismobrasil.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário